Home / Ceará / Última semana de maio será de poucas chuvas no Ceará

Última semana de maio será de poucas chuvas no Ceará

27/05/2019 às 12:42:06

Os próximos três dias devem ser de poucas chuvas no Ceará, segundo relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As chuvas devem ser restritas nas Regiões Central e Norte do Estado.

Para segunda-feira (27), a previsão do órgão é de chances de precipitações no litoral cearense, Maciço de Baturité, na Região da Ibiapaba e Vale do Jaguaribe. Nas demais regiões, nebulosidade variável. Isso deve ocorrer porque há nuvens próximo à costa norte do Nordeste.

Para terça (28) e quarta-feira (29), a previsão é de possibilidade de chuva no litoral cearense e no Maciço de Baturité, com cobertura variada de nuvens nas demais áreas do Ceará.

Indutor de chuva se afasta da costa do Ceará

O cenário previsto para estes três dias se dá pela influência de áreas de instabilidade que se deslocam do oceano Atlântico e adentram o continente. A redução nos registros também é provocada pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Ceará, situação típica do fim da estação chuvosa (fevereiro a maio).

A ZCIT é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul. A zona é o principal sistema indutor de chuva no Ceará.

Chuvas do fim de semana

O último fim de semana do mês de maio foi de poucos registros de chuva, conforme a cenário apontado pela Funceme. Entre a última sexta-feira (24) e o sábado (25), houve precipitações em cerca de 30 municípios, com os maiores acumulados em Jijoca de Jericoacoara (43 mm) e São Gonçalo do Amarante (32,4 mm). Já entre o sábado e este domingo (26), o balanço aponta precipitações em 26 municípios do Ceará, com a maior em Chaval, com 70,5 milímetros.

Já no intervalo entre as 7h de domingo e as 7h desta segunda-feira (27), dados preliminares indicam registros de chuva em, pelo menos, 40 municípios. Nestas 24 horas mais recentes, os acumulados principais foram em Barroquinha (53,3 mm), Paraipaba (48 mm) e Acaraú (46 mm).

10 maiores chuvas por posto no dia:

(56 postos com chuva de 95 informados)

Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 53.3 mm

Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 48.0 mm

Acaraú (Posto: Aranau) : 46.0 mm

Acaraú (Posto: Acarau) : 38.6 mm

Granja (Posto: Sambaiba) : 38.0 mm

Morada Nova (Posto: Morada Nova) : 30.0 mm

Trairi (Posto: Trairi) : 28.0 mm

Jaguaruana (Posto: Giqui) : 26.0 mm

Mulungu (Posto: Mulungu) : 22.4 mm

Guaramiranga (Posto: Guaramiranga) : 21.8 mm

Fonte: O Povo

Compartilhar

Veja Também

Camilo Santana parabeniza cearense Everton pela conquista da Copa América

08/07/2019 às 11:03:01 O governador Camilo Santana (PT) parabenizou o atacante Everton pela conquista da ...