Home / Cultura / Sete bandas cearenses de rock que você precisa conhecer

Sete bandas cearenses de rock que você precisa conhecer

14/07/2018 às 00:40:03

Apesar de ser amplamente conhecido como “a terra do forró”, o Ceará possui uma vasta produção na área do rock brasileiro. O ritmo é tema de diversos festivais que acontecem na Capital e no Interior, além de ter conquistado diversas bandas que ganharam destaque regional e nacional.

Vida&Arte selecionou algumas bandas de rock do Ceará que você precisa conhecer. Confira:

O Peso

Foto: Divulgação

 

No mesmo período em que nomes como Ednardo, Fagner e Belchior despontavam pelo Brasil dando destaque para a música cearense, surgia na cena do rock a banda O Peso. O grupo, formado por Luiz Carlos Porto (vocal)  Gabriel O’Meara (guitarra), Constant Papineau (piano), Carlos Scart (baixo) e Carlos Graça (bateria), teve curta duração, lançando apenas um disco, mas fazendo muito sucesso no País. O som do quinteto chegou a particiar do festival Hollywood Rock, ao lado de nomes como Rita Lee e Erasmo Carlos.

Conheça a música “Sou Louco Por Você”, primeira do disco “Em Busca do Tempo Perdido” de 1975:

 

Jumenta Parida

O grupo formado por Zoo (vocal), Breno Lagartixa (guitarra), Anax Vieira (baixo) e André Luiz (bateria) chegou a fazer sucesso na cena do rock nacional antes de encerrarem as suas atividades. O som de “Jumenta Parida” é conhecido por carregar consigo traços do regionalismo cearense, misturando elementos do forró e do repente com o hardcore. As letras também carregavam temas tradicionais da região, como a seca e o cangaço.

Conheça a música “Sou do Nordeste” da banda Jumenta Parida:

 

Trem do Futuro

Na década de 1980, surgiu em Fortaleza o rock progressista do grupo Trem do Futuro, formado por Rossglow Dantas (vocal), Marcelo M. Leitão (guitarra), Felipe Valentim Ribeiro (bateria), Julinho Silva (teclado), Sidarta Guimarães (violino) e Dudu Freire (baixo). As texturas sonoras e as composições que tratam do ser humano e das questões da alma fizeram sucesso não só no Ceará, mas também em outros estados brasileiros e até fora do País, aparecendo em revistas especializadas da Itália, França e Japão.

Conheça a música “Seres Imaginários”, do disco “O Tempo” lançado em 2008:

 

Cidadão Instigado

Foto: Haroldo Sabóia/Divulgação

 

Criada em 1996, Cidadão Instigado viria a se tornar uma das bandas cearenses de maior sucesso do País. Criada em uma garagem na Varjota, a banda reúne os músicos Fernando Catatau (vocal), Dustan Gallas (guitarra, teclado e vocais), Regis Damasceno (baixo e vocais), Rian Batista (violão, teclado e vocais), Clayton Martin (bateria e sampler) e Yury Kalil (P.A. e efeitos). Já estiveram ao lado de grandes nomes como Céu, Otto, Vanessa da Mata e Arnaldo Antunes.

Conheça a música “Fortaleza”, do disco de mesmo nome lançado em 2015:

 

Mad Monkees

Foto: Raphael Villar/ Divulgação

 A banda surgiu em 2015 e, logo de cara, chamou a atenção do público e da imprensa cearense. Mad Monkees é formada por quatro músicos experientes da cena musical de Fortaleza: PH Barcellos (bateria), Hamilton de Castro (baixo), Capoo Polacco (guitarra) e Felipe Cazaux (guitarra e vocal), um dos maiores destaques do blues no Estado. Além de já terem participado de diversos festivais pelo País, o grupo lançou seu primeiro disco em 2017, produzido por Carlos Eduardo Miranda, nome por trás de bandas, como Raimundos e Skank.

Conheça a música “Monkee Business” de Mad Monkees:

 

Projeto Rivera

Foto: Divulgação

 

Um das bandas de maior destaques da cena atual do rock cearense é o Projeto Rivera, que, depois do sucesso do álbum “Eu Vim Te Trazer o Sol”, lançou, neste ano, o disco “Eu Vejo Você”, produzido por Leonardo Ramos, da banda Supercombo. Além de ter participado de grandes festivais do Estado, como Ponto.CE e Maloca Dragão, Rivera também fez parte do line-up do Rock In Rio em 2017. A banda é formada por Victor Caliope (vocal e violão), Bruno Silveira (guitarra e synth), Flavio Nascimento (guitarra), Matheus Brasil (bateria).

Confira o videoclipe “Varanda”, o mais recente do Projeto Rivera, lançado no dia 9 de julho:

 

Nuuvem

Foto: Divulgação

Surgindo ainda neste ano, Nuuvem lançou seu primeiro EP em maio, trazendo cinco músicas que são permeadas pela nostalgia e o desejo. O grupo de rock alternativo é formado por João Victor “Kbça” (voz, guitarra e synths), ex-integrante de Capitão Eu e Os Piratas Vingativos, Pedro El Doca (guitarra e synths), Isaac Maia (baixo), Lucas “Lupita” (bateria) e Bruno Lucas (produção, efeitos e som). A sonoridade do grupo carrega referências de clássicos como Nirvana e Sonic Youth.

Confira a música “Echo Room”, faixa que ganhará o primeiro videoclipe do grupo, que atualmente está em processo de produção:

IURY FIGUEIR – O POVO

Compartilhar

Veja Também

Realizada com sucesso a Feira das mulheres empreendedoras e empoderadas de Juazeiro

08/12/2018 às 21:12:45 Realizada com sucesso a Feira das mulheres empreendedoras e empoderadas de Juazeiro ...