Home / Notícias / Senado aprova projeto de Eunício que define recurso para instalação de bloqueadores de celulares em presídios

Senado aprova projeto de Eunício que define recurso para instalação de bloqueadores de celulares em presídios

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (07), por unanimidade, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 32/2018 – Complementar, que obriga a instalação, em 180 dias, de bloqueadores de sinal de telefones celulares em penitenciárias e presídios. A matéria é de autoria do senador Eunício Oliveira (MDB-CE) e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto atribui a União a responsabilidade para instalação dos equipamentos com recursos do Fundo Penitenciário (Funpen) e apoio dos estados e Distrito Federal. As operadoras, por sua vez, franquearão acesso irrestrito às informações para que as autoridades tornarem mais eficiente ao combate ao crime.

Ao anunciar a aprovação da matéria em plenário, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), disse que não podemos mais aceitar que bandidos comandem ações criminosas de dentro dos presídios.

“O Senado da República está dando uma resposta efetiva à sociedade no combate à violência. Nós estamos no caminho certo”, disse Eunício.

A aprovação do projeto foi saudada por diversos senadores, entre eles Jorge Viana (PT-AC) que destacou o avanço proporcionado pela iniciativa. “Eu penso que Vossa Excelência, na abertura dos trabalhos legislativos, teve a felicidade de propor como pauta principal nós voltarmos ao trabalho discutindo os problemas da segurança pública. Da violência no Brasil. E hoje, já na primeira semana de trabalho, o projeto de iniciativa de Vossa Excelência começa a ser votado no plenário do Senado. E isso é muito importante porque é dessa maneira que vamos nos comunicar com a sociedade brasileira que está com medo”, disse.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) também ressaltou o diálogo com a sociedade. “Diante de todo esforço, não cabe a mim se não parabenizar Vossa Excelência pela iniciativa que vai ao encontro dos interesses da sociedade”, afirmou.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) disse que a aprovação do projeto levará a um novo entendimento sobre como conciliar políticas públicas de segurança entre União e estados.

Na última segunda-feira (05), durante a abertura dos trabalhos legislativos, Eunício defendeu uma pauta voltada para o fortalecimento da segurança pública e enumerou nove itens, já em tramitação no Congresso, que podem colaborar com a melhoria do setor.

Compartilhar

Veja Também

“Pauta de segurança é do Congresso Nacional para a sociedade e está aberta a colaboração”, diz Eunício.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), participou, na manhã desta quarta-feira (28), de uma ...