Home / Cariri / Prefeitura municipal cria unidade de isolamento social para pessoas em situação de rua

Prefeitura municipal cria unidade de isolamento social para pessoas em situação de rua

23/03/2020 às 11:48:30

A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Saúde (Sesau), Segurança Pública e Cidadania (Sesp), e Administração, montou uma unidade de isolamento social, no Centro Administrativo do Cariri, ao lado do Vapt-Vupt, para a população em situação de rua em Juazeiro do Norte. A medida atende o plano de contingência para conter a disseminação do Coronavírus.

O alojamento tem espaço para 30 pessoas e irá oferecer três alimentações diárias advindas do Restaurante Popular. A unidade também dispõe de banheiros e as equipes estarão distribuindo kits de higiene, incluindo alcool em gel, luvas e máscaras, durante o período de isolamento.

O Secretário Sandoval Barreto, seguindo orientações do Prefeito Arnon Bezerra, informou que todas as medidas no sentido de proporcionar total assistência às pessoas em situação de rua estão sendo tomadas. No local, os abrigados receberão orientações constantes sobre como evitar a contaminação.
O Centro Pop, localizado na Avenida Leandro Bezerra, 153, bairro Socorro e referência nos serviços destinado à essa população, também estará com atendimento das 9h às 11h informando e realizando os encaminhamentos à unidade de isolamento. Seguindo orientações da Secretaria de Saúde, a Pousada Social do município não irá funcionar durante os dias estabelecidos pelo decreto estadual, pois se trata de um local fechado e que gera aglomerações, situação que deve ser evitada no momento.

Unidade Sentinela atende os casos suspeitos de coronavírus em Juazeiro

Desde a última quarta-feira (18), entrou em funcionamento em Juazeiro do Norte a Unidade Sentinela, para encaminhamento dos casos suspeitos de coronavírus. A Unidade fica localizada na Avenida do Agricultor, s/n, ao lado do Vapt-Vupt, funcionando de domingo a domingo, das 7h às 22h. O objetivo é minimizar o fluxo de atendimento da UPA e dar suporte às Unidades Básicas de Saúde, reduzindo os riscos de transmissão local.

Na Unidade está sendo realizada a assistência inicial aos possíveis pacientes suspeitos, com atendimentos ambulatoriais e de baixa complexidade. A equipe multidisciplinar conta com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um agente administrativo e um auxiliar de serviços gerais.

Em casos mais graves, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade de referência determinada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

A Prefeitura Municipal está adequando em caráter de urgência o prédio da UPA da Lagoa Seca, que recentemente recebeu autorização da Justiça para conclusão das obras. A proposta é que o local disponha, em até 15 dias, de mais 30 leitos de retaguarda para possíveis casos suspeitos da doença.

ASCOM

 

 

Compartilhar

Veja Também

Cariri tem 105 casos suspeitos do novo coronavírus

03/04/2020 às 11:29:43 A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou uma nova plataforma chamada ...