Home / Cariri / Prefeitura de Juazeiro do Norte promove terceira edição do projeto Cultura é + Saúde

Prefeitura de Juazeiro do Norte promove terceira edição do projeto Cultura é + Saúde

04/12/2019 às 11:49:53

Brincantes e mestres da cultura popular de Juazeiro do Norte estiveram, na última semana, na Unidade Básica de Saúde Frei Jeremias, no bairro Franciscanos, participando da terceira edição do projeto Cultura é + Saúde.

A ação, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, em parceria com Secretaria de Saúde do Município, realizou aproximadamente 120 atendimentos,  beneficiando uma média de 40 pessoas.

Entre os serviços de saúde foram ofertados pelo atendimento especializado, aferição de pressão, peso e altura para o cálculo do índice de massa corpórea, com intuito de avaliar o risco cardiovascular e as questões relacionadas às patologias como obesidade e diabetes. Também foram realizados testes rápidos de anti-HIV,  rastreio de hepatite B/ C e sífilis, atualização do cartão vacinal, além de consultas médicas e de enfermagem.

O trabalho envolveu a atuação conjunta de diversos profissionais da saúde, contando com o apoio de médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, pscicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas que geraram prontuários para encaminhamentos de exames e procedimentos simples e completos, desde exames de sangue a processos cirúrgicos, que serão realizados nos próximos meses.  Uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família ministrou a palestra Câncer de Próstata, a importâcia do Novembro Azul. “Esta orientação é voltada ao grupo da faixa etária que abrange pessoas a partir dos 50 anos, com o objetivo de alertar sobre a necessidade de realização dos exames preventivos, desmistificando preconceitos e tabus em torno destas questões” esclarece o fisioterapeuta João Carneiro.

 Na ocasião foram ainda realizados também agendamentos para exames de prevenção de câncer de próstata e colo do útero, dispensação de medicamentos e entrega de aparelhos.

“Agora que recebi estes óculos voltei a costurar à noite, posso fazer meus artesanatos, ler um livro, pois voltei a enxergar direito”, diz o mestre da cultura, José Nildo Sousa.

A iniciativa que acontece de forma continuada desde o início de 2019 é a última do ano e antecede a realização do Ciclo de Reis, um dos maiores eventos culturais da cidade envolvendo o público atendido nesta ação. 

Para Maria Gomide, idealizadora e coordenadora do projeto, a ação reforça o compromisso da administração municipal com a cultura popular, ao promover uma atuação integrada para garantir que os que fazem e constituem a essência desse patrimônio imaterial sejam valorizados em sua totalidade. Ela destaca entre as prioridades os cuidados na assitência odontológica que proporciona benefícios como o fornecimento de próteses aos pacientes. “O tratamento dentário dos mestres e brincantes para mim é mais que uma meta, é um sonho, ver a cultura de juazeiro sorrindo com todos os dentes na boca”, ressalta.

ASCOM

Compartilhar

Veja Também

Projeto Resgate a Infância é lançado em Juazeiro do Norte

14/11/2019 às 13:01:12 O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Prefeitura Municipal ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *