Home / Mundo / Pela primeira vez, um homem cruza a Antártica sozinho e a pé

Pela primeira vez, um homem cruza a Antártica sozinho e a pé

27/12/2018 às 18:24:08

Um aventureiro americano atravessou a Antártica de norte a sul a pé e sozinho, tornando-se a primeira pessoa a realizar a façanha sem qualquer tipo de assistência. Colin O´Brady, de 33 anos, demorou 54 dias para percorrer 1.600 km enquanto sua posição, definida por um GPS, era indicada diariamente em seu site na Internet, colinobrady.Com.

O´Brady e o britânico Army Captain Louis Rudd, 49, saíram individualmente em 3 de novembro da geleira Union, na Antártica, para ver quem conseguia completar a façanha de cruzar a pé, só e sem ajuda o continente gelado.

Pela primeira vez, um homem cruza a Antártica sozinho e a pé
Colin O´Brady chegou ao polo sul em 12 de dezembro, o 4º dia de sua travessia Foto: Colin O´Brady / AFP

Em 1996-97, um explorador norueguês, Borge Ousland, atravessou pela primeira vez a Antártica sozinho, mas recebeu ajuda de terceiros, sendo impulsionado com velas ao longo de sua travessia.

O´Brady e Rudd, por sua vez, usaram trenós, chamados pulks, que pesam 180 quilos. O´Brady chegou ao polo sul em 12 de dezembro, o 4º dia de sua travessia.

Ontem, chegou à meta, no ponto Ross Ice Shelf do Oceano Pacífico, após percorrer um total de 1.482 km. Rudd o segue com um ou dois dias de distância. O´Brady percorreu os últimos 125 km em 32 horas após decidir, enquanto tomava o café da manhã, fazer a última etapa de uma vez. O jornal The New York Times descreveu o esforço de O´Brady como um dos “feitos mais notáveis da história polar”.

Fonte: AFP

Compartilhar

Veja Também

Trump cruza a fronteira e se encontra com líder da Coreia do Norte

30/06/2019 às 18:15:39 Trocando sorrisos e apertos de mão, o presidente dos Estados Unidos, Donald ...