Home / Polícia / Operação contra facções cumpre 153 mandados em Fortaleza e Região Metropolitana

Operação contra facções cumpre 153 mandados em Fortaleza e Região Metropolitana

13/04/2018 às 09:31:27

Após investigação de cerca de sete meses, uma operação policial deflagrada na manhã de ontem cumpriu 153 mandados em Fortaleza e seis cidades da Região Metropolitana (RMF). A ação é a mais abrangente já feita contra organizações criminosas no Ceará e contou com a atuação de 300 agentes da Segurança Pública.

Na denominada Operação Soure foram cumpridos 60 mandados de prisão em Caucaia e 93 de busca e apreensão. Além de Caucaia, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Pacatuba, Eusébio, Horizonte e Fortaleza.

A ação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), e foi resultado de investigações da Delegacia Metropolitana de Caucaia.

“Uma investigação feita pela Polícia Civil de Caucaia reuniu diversos casos até então isolados, casos de flagrantes e portarias de tráfico de drogas e também crimes de homicídios. Juntando peças desses inquéritos, foram encontradas ligações entre essas provas”, explicou o titular da SSPDS, André Costa. De acordo com ele, foi, então, aberto um inquérito maior para apurar ações de duas facções criminosas — não informadas — sediadas no município. Conforme o secretário, uma representação criminal por parte do delegado foi dirigida ao Judiciário, que criou um colegiado de três magistrados que deu deferimento aos pedidos.

Chefes de facções criminosas que atuavam em Caucaia estão entre os presos. São pessoas com grau de comando e executores. Das 60 pessoas contra quem foram expedidos mandados de prisão, 45 já estavam presas. Elas também irão responder por organização criminosa. Foram presos ontem Lyncolln dos Santos Barreto, Marcos Rômulo Soares Gomes, Francisco Fábio Bezerra Freire, Erivelton Sampaio da Silva, Marcelo de Sousa do Nascimento, Carlos de Sousa do Nascimento, Marcos Rafael da Silva, Mateus do Carmo Cavalcante, Natalia do Carmo Nascimento, Fabio Rodrigues Coelho, Francisco Agenor Alves de Abreu, Antônio Guilherme Ferreira da Silva, Maria Larissa Chaves da Rocha, Francisco Eudes Gomes Ferreira Filho e André Matheus Cardoso de Sá.

Foram apreendidos mais de R$ 40 mil em espécie, mais de R$ 80 mil em cheques, além de notas promissórias. De acordo com José Lopes Filho, delegado auxiliar da operação em Caucaia, foram apreendidos também cerca de 40 celulares e armas brancas na unidade prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal, conhecida como “Carrapicho”.

Conforme André Costa, a investigação ainda está em andamento e há outros mandados a serem cumpridos.

Durante as diligências, a Polícia também encontrou os restos mortais de Antônia Monalisa Fernandes de Menezes, de 12 anos, que foi assassinada em dezembro do ano passado. As três pessoas suspeitas de envolvimento no crime foram presas.

NÚMEROS

93M andados de busca e apreensão foram cumpridos em Fortaleza e seis cidades da RMF.

60 mandados de prisão foram cumpridos em Caucaia, sendo 45 contra pessoas já presas.

OPERAÇÃO SOURE

Conforme a Polícia, o nome da Operação se dá por Soure ter sido o primeiro nome da cidade de Caucaia, base da investigação.

O Povo

Compartilhar

Veja Também

Garota de 11 anos é estuprada por 14 homens durante festa em SP

23/04/2018 às 14:39:34 Uma menina de 11 anos foi estuprada por pelo menos 14 homens ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *