Home / Ceará / No mês das férias, doe leite materno

No mês das férias, doe leite materno

09/01/2020 às 10:51:31

Férias é tempo de descansar, brincar com as crianças e viajar com a família. É também um momento de reforçar junto às mães que estão amamentando a importância de doar leite materno antes de sair da cidade. A doação de qualquer quantidade é muito importante e faz toda diferença na recuperação dos bebês prematuros internados na UTI neonatal do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará. O leite doado auxilia ainda na redução do tempo de internação, podendo reduzir pela metade.

“Atualmente, o HGCC necessita de 4,5l de leite humano para suprir a necessidade diária. O ideal é que fossem doados pelo menos de oito a dez litros por dia, para suprir a necessidade e garantir o estoque”. Por isso é importante que a mães se sensibilizem e façam a doação”, explica a bioquímica Sthefanny Linhares.

“É muito gratificante poder doar. A doação faz é estimular a produção. Doar para outras crianças faz com que tenha mais leite para minha filha.” É assim que se sente e pensa Evna América, mãe de Ana Clarice, de três meses. Desde a primeira gestação, que ela faz doação de leite. Tudo começou quando precisou do atendimento do banco de leite do HGCC. “Fui atendida, recebi orientação, consegui corrigir os problemas e me tornei doadora”, lembra satisfeita, a mãe.

Controle de qualidade
Quando o leite doado pela mãe em casa chega ao banco no HGCC, ele passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, que é a pasteurização. Antes, são várias etapas para definir se o leite é apto paro o consumo do recém-nascido. Passa pela classificação e seleção, que analisa embalagem, cor, sujidades e cheiro.

Em seguida, ele é descongelado em banho-maria. Após análise inicial, é a vez do controle físico-químico, que verifica a acidez. Em seguida, é verificado o conteúdo energético do leite, etapa do crematócrito. Há ainda a etapa do controle microbiológico, que detecta possíveis bactérias. Só após a comprovação da qualidade do leite é que liberado para os bebês.

Como doar
Para doar, basta retirar o excesso de leite e guardar no congelador em um frasco de vidro limpo e esterilizado, com tampa plástica, identificado com nome completo e a data da primeira coleta. O leite pode ser guardado no congelador entre sete e dez dias. Depois, é só entrar em contato pelo número (85) 3101 5367 que o hospital manda buscar o leite em casa.

ASCOM

Compartilhar

Veja Também

Governo do Ceará autoriza obras em estradas de Brejo Santo

11/01/2020 às 10:03:17 Banhada pela chuva, a Vila de São Sebastião, em Brejo Santo, recebeu ...