Home / Ceará / No Ceará, índios protestam contra a transferência de demarcação de terras da Funai para a Agricultura

No Ceará, índios protestam contra a transferência de demarcação de terras da Funai para a Agricultura

01/02/2019 às 18:28:37

Povos indígenas do Ceará fizeram caminhada em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (31), contra a transferência de ações de competência da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura, como a demarcação de terras indígenas.

O grupo foi à Defensoria Pública da União (DPU) e ao Ministério Público Federal (MPF) onde deu entrada em documentos para ações judiciais.

De acordo com a liderança indígena do Pitaguary Maracanaú, Maria da Conceição Alves Feitosa, conhecida como Ceiça Pitaguary, as terras indígenas estão ameaçadas. “Seremos prejudicados. Por isso essa marcha para tentar sensibilizar as autoridades competentes. As terras indígenas estão sendo invadidas em vários locais e ocupadas ilegalmente, após a aprovação da Medida assinada pelo presidente Jair Bolsonaro”, disse.

O protesto teve início às 8 horas na Praça Luíza Távora. Na ocasião, houve a entrega do livro Violações de Direitos Indígenas no Ceará: Terra, Educação, Previdência e Mulheres, aos grupos que estavam presentes.

G1

Compartilhar

Veja Também

Quantidade de domicílios e da população no Ceará cresceu em 2018

02/07/2019 às 12:47:40 O Estado registrou aumento no número de domicílios e na população cearense ...