Home / Cultura / Gravado no Cariri, filme sobre infância no Reisado será exibido no Itaú Cultural

Gravado no Cariri, filme sobre infância no Reisado será exibido no Itaú Cultural

Em 18/05/2019 às 16:19:12

Retratando a presença do Reisado e outras manifestações da cultura popular na vida de um grupo de crianças, o filme “Meninos e Reis” (2016), inteiramente gravado na região do Cariri, será exibido gratuitamente no site do Itaú Cultural entre 22 de maio e 2 de junho.

A mostra de filmes faz parte do projeto Maio dos Sertões, promovido pelo Itaú Cultural e exibe também os filmes “Vida Maria”, de Márcio Ramos; “Sophia”, de Kennel Rógis; “No Devagar Depressa dos Tempos”, de Eliza Capai; e “Morte e Vida Severina”, de Afonso Serpa.

Resultado da pesquisa do Projeto Infâncias de Gabriela e Marlene Peret sobre a cultura popular e sua relação com a infância do povo caririense, o doc. de 16 minutos apresenta a transição da protagonista Maria Fabrislene, então rainha do Reisado do Irmãos, e o cotidiano de brincadeiras, jogo de espadas, dança, música, teatro e realeza de Flávio (o Príncipe), Jacaré (o Rei), Júnior (o Mateu) e Lis Maria (a Burrinha), crianças de Juazeiro do Norte, de Crato e de Potengi.

Durante o processo de estudo e desenvolvimento do documentário, ela observou que a tradição continua viva no coração dos pais, das mães e da meninada que dança batendo espada contra espada para cortejar e proteger a réplica do menino Jesus.

“Eles vivem esse brinquedo popular intensamente e nós procuramos mostrar essa beleza na história, no enredo e na fotografia”, Gabriela diz, tratando o Reisado não como brincadeira, mas como o próprio brinquedo. “Sempre me fascinou quanta sabedoria a criança carrega, mesmo nos seus primeiros anos de vida, por isso nosso projeto procura dar voz às crianças e mostrar seus muitos saberes”, relata.

Por Alana Soares/Agência Miséria
Miséria.com.br

Compartilhar

Veja Também

Gal Costa e Nando Reis farão shows na Mostra Sesc Cariri em 2019

08/10/2019 às 13:49:31 O Cariri cearense receberá shows de Gal Costa, Nando Reis, Siba, Curumin, ...