Home / Cariri / Filme caririense ‘Baile dos Reis’ tem lançamento nesta sexta-feira (10) em Juazeiro

Filme caririense ‘Baile dos Reis’ tem lançamento nesta sexta-feira (10) em Juazeiro

09/01/2020 às 12:36:55

A unidade Sesc de Juazeiro do Norte recebe, nesta sexta-feira (10), às 19h, o lançamento do filme caririense “Baile de Reis”. A entrada é gratuita e o evento também conta com apresentação de reisado.

Baile dos Reis, filme documentário em curta-metragem, retrata a preparação de uma terreirada, um dos momentos mais importantes para o Reisado São Francisco, do bairro Romeirão. Liderado pelo Mestre Dodô, o grupo é representante de uma das tradições culturais populares mais expressivas de Juazeiro do Norte e Região do Cariri.

No filme, o reisado do Mestre Dodô prepara o terreiro para a brincadeira. Brincar o Reisado entre esses velhos amigos, irmãos, agricultores, trabalhadores, jovens e crianças é, também, uma manifestação de resistência da cultura popular viva. O canto, a dança, a poesia, a luta de espadas e a representação dramática dos entremeios se revelam no momento de arrebatamento dos corpos cansados do trabalho, mas que se revigoram no Baile dos Reis.

A data do lançamento do filme também marca o aniversário de 70 anos de vida do Mestre Dodô. Francisco Joventino da Silva, nascido em Caririaçu, desde muito novo brinca reisado. Foi discípulo do Mestre Zé Matias, seu tio, de quem herdou o conhecimento sobre a brincadeira e, após seu falecimento, deu continuidade à tradição do Reisado na família.

Além de brincante e Mestre da Cultura Popular juazeirense, Mestre Dodô trabalhou na agricultura e na construção civil. Hoje se dedica à cultura popular, liderando importantes grupos da tradição caririense, de Reisado e de Coco. No evento de lançamento do filme, a celebração dos 70 anos de Mestre Dodô também contará com a apresentação do Reisado São Francisco, por ele comandado.

Com direção de Luís André Araújo, Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, Baile dos Reis é mais um audiovisual da produtora caririense Berro Filmes e foi realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura, aprovado no XII Edital de Cinema e Vídeo (de 2015) da Secretaria de Cultura do Estado Ceará.

Este é o segundo filme da produtora. O primeiro, “Candeias”, mergulha na romaria de mesmo nome, uma das mais belas e expressivas demonstrações da religiosidade popular brasileira.

“Candeias” foi selecionado em diversas mostras de cinema brasileiros, com destaque para o Festival “É Tudo Verdade”, realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, considerado um dos mais importantes de toda a América Latina, e para o Curta Cinema, na capital fluminense. No exterior foi selecionado para mostras em Sófia (Bulgária) e Bogotá (Colômbia) e também concorreu ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018, considerado por muitos o Oscar nacional, na categoria de Melhor Curta-Metragem Documentário.

SESC

Compartilhar

Veja Também

Em virtude da pandemia, tradicional Feira de Fogos não foi liberada em Juazeiro

03/06/2020 às 16:40:22 A tradicional Feira de Fogos Padre Cícero, que costumeiramente acontece nos meses ...