Home / Mundo / Entenda os impactos do aquecimento global se a temperatura subir até 1,5°C ou mais de 2°C

Entenda os impactos do aquecimento global se a temperatura subir até 1,5°C ou mais de 2°C

26//1/2019 às 20:34:31

Cientistas alertam que o aquecimento global trará graves consequências, com impactos ambientais e sociais. Atualmente, a meta é manter o aumento das temperaturas em até 1,5°C para diminuir esses efeitos, mas as pesquisas apontam que estamos cada vez mais distantes desse objetivo. Os pesquisadores já apontam que o aumento da temperatura pode chegar a até 3,2°C até 2030.

Ainda não há projeções claras sobre o que a elevação de mais de 3ºC poderia causar no planeta. Abaixo, veja alguns dos cenários para o caso de a alta ser contida em 1,5ºC ou ultrapassar 2°C. Aumento dos níveis do mar, ondas de calor e desertificação são algumas das consequências previstas pelos cientistas nesses cenários.

Sete consequências do aquecimento global, segundo a ONU:
Com o aquecimento a 2ºC, o mar do Ártico sofrerá degelo durante o verão a cada 10 anos. Essa frequência diminui para 100 anos com o aquecimento de 1,5ºC
Até o final do século, o aumento do nível do mar deve ser 0,1 metro menor no cenário a 1,5ºC do que a 2ºC. O intervalo projetado para 1,5ºC é de 0,26 a 0,77 metro
No melhor cenário, até 10,4 milhões de pessoas a menos serão impactadas pelo aumento do nível do mar até 2100.
Em regiões continentais, ondas de calor podem ser de duas a três vezes maiores no cenário acima de 2ºC do que naquele de 1,5ºC.
O número de espécies de animais e plantas que podem desaparecer é muito maior na projeção para 2ºC do que naquela de 1,5ºC.
Os ciclones tropicais devem ocorrer em menor frequência, mas deve ser maior o número de ciclones com intensidade muito forte, fator acentuado no cenário de 2ºC, em relação a 1,5ºC.
O aquecimento global a 2ºC deve aumentar a probabilidade de ocorrência de secas extremas, assim como falta de chuvas e riscos associados à falta de água

Aquecimento projetado por cientistas
De acordo com um relatório publicado em outubro de 2018 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), agência ligada à ONU, o aquecimento global causado pela ação humana já pode ser observado em diversos fatores que incluem mudanças de temperaturas tanto nas superfícies terrestres quanto nos oceanos.

Também há evidências de que o aquecimento global tenha alterado a frequência e a duração das ondas de calor marinhas e o volume de chuvas, em escala global, além da acentuação das secas na região mediterrânea.

O cenário com aumento de 1,5ºC já prevê uma série de mudanças e levanta questionamentos entre os cientistas sobre a possibilidade de estabilizar ou reverter o a elevação das temperaturas.

G1

 

Compartilhar

Veja Também

Dia Mundial da Luta contra a Aids (01 de Dezembro)

29/11/2019 às 13:54:16 O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids? Transformar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *