Home / Cariri / Em Nota, Prefeitura de Mauriti diz que salários atrasados do Fundeb serão pagos até 8 de fevereiro

Em Nota, Prefeitura de Mauriti diz que salários atrasados do Fundeb serão pagos até 8 de fevereiro

29/01/2019 às 00:31:50

A Prefeitura deste município negou, através de Nota encaminhada pela Secretaria de Educação, no início da tarde desta segunda-feira (28), que haja atraso salarial junto a maioria dos servidores públicos de Mauriti. No entanto, confirma que os professores municipais inseridos na “Folha do Fundeb” estão com seus vencimentos em atraso. As demais categorias, afirma a Prefeitura, estão com salários em dia, incluindo o 13° relativo ao ano passado.

A Prefeitura alega buscar “de forma incansável” a realização pontual do pagamento dos servidores. No documento, aponta como fator para os atrasos a “crise financeira que assola o município”, bem como a redução no número de matrículas no ensino fundamental e, ainda, o reajuste salaria de 6,8% concedido aos servidores no início do ano passado.

No documento, a Prefeitura afirma, de maneira equivocada, que o reajuste foi concedido de forma corajosa, diferentemente da maioria dos demais municípios do Ceará. A reportagem apurou, no entanto, que até o mês de abril de 2018 pelo menos outros 67 municípios realizaram reajustes salarias aos seus servidores. Os dados constam de levantamento realizado, à época, pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). Em pelo menos 62 municípios a reposição salarial do magistério foi igual ou superior a 6,81%, conforme a Lei Nacional do Piso da categoria, no período pesquisado.

Conforme a Nota da Prefeitura, que não está assinada pelo prefeito do município, Mano Morais (PDT), pela própria titular da pasta, Maria Alice Tavares Leite, ou por qualquer outro secretário da gestão local, até o dia 4 de outubro os professores receberão os salários alusivos ao mês de dezembro de 2018. Já o pagamento dos salários do mês de janeiro deste ano deverá ser efetuado até o dia 8 de fevereiro. As datas teriam sido acordadas pelo prefeito do município e dirigentes dos Sindicatos dos Servidores Municipais e dos Professores, respectivamente.

Em tom áspero, o documento informa que “nenhum aluno será prejudicado e que o início das aulas se dará no dia 4 de fevereiro para o fundamental I e II”. As aulas do ensino infantil estão com início previsto para o dia 11 do mês que vem.

A Prefeitura salienta, ainda, que tanto o prefeito do município, quanto as secretarias de Educação e Fazenda, estão a disposição para maiores esclarecimentos.

Por Roberto Crispim

Compartilhar

Veja Também

Manuela D´Ávila lançará livro durante palestra na UFCA, em Juazeiro do Norte

 16/04/2019 às 21:46:12 A ex-candidata a Presidência da República Manuela D´Ávila estará na região do ...