Home / Cariri / Arredores da Igreja Matriz de Santo Antônio na década de 1940, em Barbalha

Arredores da Igreja Matriz de Santo Antônio na década de 1940, em Barbalha

Erguida em 1779, na colina mais alta às margens do riacho Salamanca, a Igreja de Santo Antônio era representação de poder, fé e organização para a antiga “Freguesia”. Na época de sua construção, pouco existia no distrito e ali seria determinado seu centro pelo capitão Francisco Magalhães Barreto e Sá e sua esposa dona Maria Polucena de Abreu e Lima.

De lá para cá, a paisagem urbana de Barbalha mudou drasticamente. A Igreja foi fotografada (imagem abaixo) pelo artista plástico e restaurador João José Rescala, (especula-se que) em 1946, para o inventário arquitetônico do Ceará à serviço do antigo SPHAN. 

                                                                      

Fotografia de 2019 retrata a urbanização ao redor da Matriz, na Avenida Beira Brejo, pela perspectiva de sua praça. (Foto: Naira Filgueira/Colaboração)

Das poucas edificações ao redor do centro de Barbalha, a fotografia guarda a Igreja neoclássica (que já aparece reformada) como  representação da devoção e influência da elite barbalhense na vida urbana. Anos mais tarde seria expandida em para acomodar o número crescente de fiéis católicos.

Guardando o Casarão Hotel, a casa dos padres e diversas outras edificações tombadas no Centro Histórico, a Rua da Matriz (Avenida Beira Brejo) também recebe o maior evento religioso da região, a Festa de Santo Antônio, quando é escolhido, carregado e hasteado o tradicional Pau da Bandeira, patrimônio imaterial do Brasil e do Ceará. 

Datada do século XVIII, a Igreja da Matriz possui 2.400 m², com piso original do Império, mesclando detalhes originais e reformados. Em seu interior, exibe imagens francesas e a figura maior do padroeiro Santo Antônio. Em 2014, passou por sua última grande reforma. 

                                                                  

               Outra visão da Igreja da Matriz. (Foto: Alana Soares/Cariri Revista)

Por Alana Soares/ Agência Miséria
Miséria.com.br

Compartilhar

Veja Também

Crato abre oficialmente semana do município 2019 com celebração de fé, respeito e cultura

17/06/2019 às 16:08:31 Homenagem solene a Cidade, Missa em ação de graças e apresentações culturais ...